domingo, 1 de janeiro de 2012

ANO NOVO DE NOVO!

E não é que 2011 chegou ao fim? Foi um ano muito proveitoso para mim, pois lancei Primeiro a honra, comecei a escrever Rosinha, estou preparando A noiva trocada para publicação e já fiz revisão de algumas páginas de Construir a terra, conquistar a vida, para dar início ao processo de registros para publicação em seguida. Foi um ano de ler muito, estudar muito, escrever muito, não só nesse meu lado literário, mas também como historiadora da arte, meu verdadeiro ganha-pão.

Cada final de ano é um momento de rever prioridades e objetivos, retraçar metas e elaborar como atingi-las. Como fiz no final de 2010, revi minha participação em comunidades e fori, de forma a passar meu tempo somente com as melhores companhias. Minhas comunidades favoritas atualmente são Escreva seu livro e, dentro do Orkut, Escritores – teoria literária. Também não consegui acompanhar todos os blogs que gostaria, mas este ano vou me programar também para seguir mais de perto os amigos, e retirar da minha lista de desejos blogs menos interessantes. Os textos do meu blog continuam na linha prevista em junho de 2011: notícias da história que estou escrevendo, e dicas de técnica de escrita.

Em 2011 aconteceu algo que eu não esperava e que pretendo dar continuação em 2012: comecei a opinar sobre textos de colegas menos experientes. Não apenas comentando por alto, mas analisando pontos específicos mais detalhadamente. Não sei se isso pode ser chamado de “leitura crítica” ou de “coaching” mas gostei de usar minha experiência para ajudar outros escritores. Eu também aprendi muito com os textos que li. Quem sabe não se inicia assim uma nova possibilidade de trabalho literário? Diante disso, preciso agradecer aos colegas que vêm me confiando seus textos e dialogando com as minhas opiniões. Este ano, pretendo aprender mais sobre leitura crítica para saber orientar melhor os amigos e – quem sabe? – oferecer esse serviço também a pessoas que eu não conheço.

Por enquanto, um Feliz Ano Novo, com muita literatura, para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Outros textos interessantes

Um pouco sobre mim

Minha foto
Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dedica-se à literatura desde 1985, escrevendo principalmente romances. É Membro Correspondente da Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni desde 1998 e Membro Titular da Academia de Letras de Vassouras desde 1999. Publicou oito romances, além de contos e poesias em antologias. Desde junho de 2009 publica em seu blog textos sobre seu processo de criação e escrita, e curiosidades sobre suas histórias. Em 2015, uniu-se a mais 10 escritores e juntos formaram o canal Apologia das Letras, no Youtube, para falar de assuntos relacionados à literatura.

Quer falar comigo? É aqui mesmo.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Amigos leitores (e escritores)