quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

POR QUE UMA FILA DE PUBLICAÇÃO?

Há dois motivos para haver romances aguardando publicação. O primeiro – e o mais óbvio – é que eu comecei a escrever em 1985 mas só comecei a publicar em 2002. Na época, fiquei pensando se devia publicar primeiro a história mais antiga ou a mais recente e concluí que devia começar pelas mais antigas; que, se começasse pela mais recente, depois não ia querer publicar as mais antigas.

O outro motivo – que acaba sendo mais relevante, diante de todo meu processo de criação – é que não consigo acabar de escrever e publicar em seguida. Gosto que a história passe um tempo na gaveta, amadurecendo. Depois de um ano guardada, eu a leio com outra visão e outra maturidade, e faço um julgamento mais isento, menos emocional do que o julgamento que tenho quando estou escrevendo. Então a história escrita sempre tem que esperar pelo momento certo de ser publicada.

Sou bastante cuidadosa com essa questão do amadurecimento do texto. Gosto de ler e reler muitas vezes antes de publicar qualquer coisa. Os textos deste blog também têm fila de publicação. Vou escrevendo à medida que as idéias vêm, mas publico muitas vezes em outra ordem, conforme o assunto que eu queira divulgar naquele dia. Eu só comecei o blog quando já tinha uns cinco textos escritos. Escrevo em média 2 ou 3 textos por semana, e publico 3 textos por mês, o que me garante uma boa reserva, caso eu passe algumas semanas só revisando, sem escrever nada novo. Quando um texto é publicado, ela já foi lido e relido, reescrito, corrigido muitas vezes. Este texto, por exemplo, começou a ser escrito em 30 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Outros textos interessantes

Um pouco sobre mim

Minha foto
Mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dedica-se à literatura desde 1985, escrevendo principalmente romances. É Membro Correspondente da Academia Brasileira de Poesia - Casa Raul de Leoni desde 1998 e Membro Titular da Academia de Letras de Vassouras desde 1999. Publicou oito romances, além de contos e poesias em antologias. Desde junho de 2009 publica em seu blog textos sobre seu processo de criação e escrita, e curiosidades sobre suas histórias. Em 2015, uniu-se a mais 10 escritores e juntos formaram o canal Apologia das Letras, no Youtube, para falar de assuntos relacionados à literatura.

Quer falar comigo? É aqui mesmo.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Amigos leitores (e escritores)